Saúde e Bem-Estar

Vitamina C para o Rosto: Benefícios e como usar na pele

A vitamina C é um ingrediente ativo emblemático reconhecido por suas muitas virtudes, incluindo sua ação antifadiga e benefícios da Vitamina C para o Rosto.

Enquanto alguns ingredientes para cuidados com a pele estão envoltos na obscuridade, outros são muito mais familiares — um dos quais é a vitamina C. É tão onipresente em tratamentos que estamos dispostos a apostar que você já ouviu falar do poderoso antioxidante. Mas se você ainda não incorporou um produto de vitamina C à sua rotina de pele, permita-nos convencê-lo das muitas razões pelas quais deveria.

Vitamina c para o rosto
FOTO: Pavel Danilyuk no Pexels

O QUE É VITAMINA C?

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é um antioxidante solúvel em água que desempenha papéis importantes na função imunológica e na saúde da pele devido às suas capacidades protetoras e de combate aos radicais livres. Embora seja crucial para essas funções biológicas, os seres humanos não conseguem sintetizar vitamina C no corpo, por isso ela tem que ser obtida através da dieta.

Assunto de muitos estudos, a vitamina C é um ingrediente ativo cuja eficácia está bem estabelecida, seja para estimular a produção de colágeno, por sua ação antienvelhecimento ou para aumentar o brilho da sua pele. É também um dos ingredientes ativos favoritos dos cosméticos e dermatologistas.

POR QUE A VITAMINA C É USADA NA PELE?

A vitamina C traz um frescor real à sua pele. O objetivo dela? Alisar a textura da sua pele e tornar sua pele mais brilhante. Esta ação de reforço de brilho é ainda mais visível na pele propensa à poluição, falta de sono ou na pele dos fumantes. A vitamina C garante um efeito de brilho saudável em todas as circunstâncias.

Além de dar um impulso à sua pele, a vitamina C também atua contra o envelhecimento da pele. Estimula a produção de colágeno, responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Também reduz a produção de melanina, sendo a causa de manchas na pele.

Por fim, a vitamina C pura é um poderoso ingrediente ativo antioxidante que neutraliza os radicais livres devido ao estresse oxidativo. O estresse oxidativo inclui formas de estresse relacionadas à poluição, UV, ansiedade e estilo de vida em geral, ou seja, falta de sono, tabaco, álcool ou esporte. É 80% responsável pelo envelhecimento da pele e criará radicais livres no corpo responsáveis pelo envelhecimento prematuro da sua pele.

Ao contrário de outros ingredientes ativos, como vitamina D ou ácido hialurônico, o corpo humano não sintetiza vitamina C. Para fornecer essa vitamina, é possível integrá-la oralmente, na forma de um suplemento alimentar ou encontrá-la em certas frutas e vegetais, por exemplo. Outra maneira de fornecer vitamina C? Em aplicação na pele usando um sérum concentrado em vitamina C pura.

BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA O ROSTO

A vitamina C é um nutriente essencial necessário para o crescimento e reparo de tecidos em todas as partes do corpo, incluindo a pele, mas não podemos produzi-la por conta própria. O poderoso antioxidante é encontrado naturalmente em frutas e vegetais e comumente produzido sinteticamente em produtos de cuidados com a pele, como hidratantes, tônicos e, na maioria das vezes, séruns.

A pele pode ficar vermelha e inflamada por muitas razões, incluindo acne, danos causados pelo sol, condições da pele como dermatite e reações alérgicas a certos medicamentos. A vitamina C é um anti-inflamatório, o que significa que se destina a ajudar a reduzir a inflamação e vermelhidão da pele.

Anti-inflamatórios são necessários para o tratamento da pele. E quando usados topicamente, como vitamina C, eles podem melhorar a aparência da pele acalmando a vermelhidão.

Se a sua inflamação for causada por uma condição de pele como rosácea ou dermatite, é aconselhável começar com uma baixa concentração de cerca de 10% para evitar que sua pele fique mais irritada.

A vitamina C ajuda a pele a cicatrizar de várias maneiras:

Quando aplicado topicamente diretamente na ferida, estimula a produção de colágeno e elastina. Isso faz com que a pele se cure. Um estudo de 2017 publicado na Translational Biomedicine estudou o efeito da aplicação topicamente de vitamina C em queimaduras de segundo grau de 30 participantes. Pesquisadores observaram que ela causou uma aceleração significativa do processo de cicatrização.

A vitamina C aumenta a absorção de ferro, outro nutriente necessário na cicatrização de feridas.

Para pessoas com deficiência de vitamina C, tomar 1000 miligramas de suplementos de vitamina C por dia mostrou melhorar drasticamente a cicatrização de feridas.

Formulações tópicas de vitamina C estão disponíveis como uma variedade de cremes, soros e adesivos transdérmicos e vêm em diferentes formas. Os melhores produtos de cuidados com a pele com vitamina C são soros que contêm ácido ascórbico puro, pois são mais eficazes em penetrar na barreira da pele.

USANDO A VITAMINA C NO ROSTO

A maioria dos soros de vitamina C está disponível em concentrações de 10–20%. Quanto maior a concentração, mais eficaz é o soro, mas apenas até 20%.

É aconselhável fazer um teste no seu braço primeiro para saber se você tem uma pele muito sensível. Se nenhum efeito colateral ocorrer após 24 horas, você pode aplicá-la no rosto.

Após a limpeza da pele, aplique um produto tópico de vitamina C, de manhã. Acompanhe isso com um hidratante e um protetor solar de amplo espectro.

Leva várias semanas de uso contínuo para ver os benefícios da vitamina C na pele, no entanto, é completamente seguro usar diariamente por longos períodos. Também pode ser usado com segurança com outros agentes antienvelhecimento tópicos comuns, como protetores solares, tretinoína, outros antioxidantes e alfa-hidroxiácidos, como o ácido glicólico.

OS TIPOS DE VITAMINA C

É importante notar que a vitamina C tem formas ativas e inativas, explica Guanche. Dependendo da formulação de cuidados com a pele, aplicar vitamina C não pode fazer absolutamente nada ou pode funcionar como um poderoso antioxidante. A primeira forma de vitamina C que vale a pena mencionar é a forma pura, ácido L-ascórbico.

Esta é a forma biologicamente mais biologicamente ativa e bem estudada de vitamina C, mas também existem vários derivados da vitamina C, como fosfato de ascorbila sódico, palmitato de ascorbila, ascorbato de retinila, ascorbato de tetra-hexildecila e fosfato de ascorbila de magnésio.

Quando se trata de pele, existem várias formas de vitamina C, mas sua forma biologicamente mais ativa e a mais estudada em cuidados com a pele é o ácido L-ascórbico. Seus derivados (como fosfato de ascorbila de magnésio e palmitato de ascorbila) são menos ativos, mas mais estáveis e também podem ser menos irritantes para aqueles que têm sensibilidade ao ácido ascórbico.

A principal função da vitamina C na pele é a de um antioxidante poderoso, protegendo contra danos celulares causados por radicais livres que são as moléculas produzidas pelo corpo quando expostas à radiação do sol, tabaco, fumaça, raios-X ou outras fontes. A vitamina C neutraliza esses radicais livres doando elétrons, impedindo que eles danifiquem a pele.

5 FUNÇÕES DA VITAMINA C

A vitamina C é um ingrediente impressionante para cuidados com a pele que se mostra eficaz nas seguintes áreas:

  1. Protege contra estressores ambientais: Como antioxidante, uma das principais funções da vitamina C é proteger a pele. Processos celulares normais, bem como insultos ambientais como luz ultravioleta e poluição, criam radicais livres na pele. Os radicais livres são moléculas inerentemente instáveis que danificam as células, promovendo embotamento da pele, rugas e até cânceres.

A vitamina C é um antioxidante, o que significa que pode proteger a pele dos radicais livres prejudiciais causados pela exposição aos raios UV. Ao limpar esses radicais livres, a vitamina C protege a pele, mantendo-a saudável e melhorando os sinais visíveis de envelhecimento.

  1. Promove a produção de colágeno: A vitamina C também desempenha um papel importante na síntese de colágeno. O colágeno dá suporte e estrutura à nossa pele e, à medida que se degrada com a idade, começamos a notar rugas e linhas. A vitamina C é um fator necessário para a construção de feixes de colágeno, sem os quais esse processo para.
  2. Clareia manchas marrons: A vitamina C também é útil para clarear manchas marrons indesejadas e hiperpigmentação pós-inflamatória, ou diminuir a descoloração marrom bloqueando a via de síntese de pigmentos.
  3. Ajuda contra o envelhecimento: A vitamina C também desempenha um papel essencial na formação do colágeno, que é uma proteína fibrosa que ajuda a formar tecido conjuntivo na pele. À medida que a pele envelhece, a produção de colágeno diminui. É isso que faz com que a pele perca elasticidade e caia.
    Embora o envelhecimento da pele seja inevitável, o uso diário de vitamina C pode ajudar a aumentar a produção de colágeno e retardar o processo de envelhecimento. Esse aumento no colágeno ajuda a firmar a pele e reduzir a aparência de linhas finas e rugas.
    Para reduzir os sinais de envelhecimento, é particularmente importante usar um soro tópico para que a vitamina C possa atingir as células da pele diretamente.
  1. Ajuda com danos causados pelo sol: A radiação ultravioleta (UV) é uma das principais causas de envelhecimento e danos às células da pele ao longo do tempo. Quando o sol atinge sua pele, ele forma os chamados radicais livres, que levam a danos à pele. Mas a vitamina C pode ajudar a limitar esse dano devido às suas propriedades antioxidantes.

Antioxidantes, como a vitamina C, previnem danos celulares neutralizando os radicais livres de efeitos nocivos, como fumar e o sol. A vitamina C trabalha para ligar esses radicais livres e age tirando-os de circulação para que não possam causar danos à pele.

É importante saber que os soros de vitamina C não podem atuar como substitutos do protetor solar porque não bloqueiam e absorvem a radiação ultravioleta do sol. No entanto, usar uma combinação de ambos fornecerá à sua pele ampla proteção contra danos causados pelo sol.

PRECISO DE RECEITA MÉDICA PARA COMPRAR VITAMINA C PARA O ROSTO

Quando procurada para ser usada na pele, a Vitamina C não é prescrita. No entanto, o ácido ascórbico (vitamina C), quando usado como suplemento dietético quando a quantidade de ácido ascórbico na dieta não é suficiente pode ser prescrito dependendo da quantidade. As pessoas com maior risco de deficiência de ácido ascórbico são aquelas com uma variedade limitada de alimentos em sua dieta ou que têm problemas de má absorção intestinal por câncer ou doença renal.

O ácido ascórbico também é usado para prevenir e tratar o escorbuto (uma doença que causa fadiga, inchaço nas gengivas, dor nas articulações e má cicatrização de feridas por falta de vitamina C no corpo).

O ácido ascórbico faz parte de uma classe de medicamentos chamados antioxidantes. É necessário pelo corpo para ajudar as feridas a cicatrizar, aumentar a absorção de ferro de alimentos vegetais e apoiar o sistema imunológico. Funciona como um antioxidante para proteger suas células contra os radicais livres, que podem desempenhar um papel em doenças cardíacas, câncer e outras doenças.

CUIDADOS AO UTILIZAR A VITAMINA C

Geralmente, a vitamina C é segura para uso diário. No entanto, em altas concentrações, pode ser irritante, especialmente se misturado com outros ácidos. Pessoas com pele extremamente sensível podem não conseguir tolerá-la e, nesse caso, deve evitá-la.

Muitos produtos de vitamina C também são oleosos, o que pode ser problemático para pessoas com pele oleosa, então, é preciso consultar seu dermatologista certificado pelo conselho para encontrar uma marca ou produto mais adequado ao seu tipo de pele.

COMO UTILIZAR

Um tópico altamente debatido quando se trata de vitamina C é há que hora do dia é melhor para aplicação. Enquanto alguns argumentam que a manhã é melhor para proteger a pele, outros são a favor da noite em que a vitamina C da pele está mais esgotada.

A consistência é mais importante, quer você decida aplicá-la de manhã, ou antes, de dormir, mas evite usá-la junto  ao peróxido de benzoíla. Use diariamente ou em dias alternados, e se você estiver usando um sérum (o produto mais comum de vitamina C), aplique-o após a limpeza.

OUTROS CUIDADOS A CONSIDERAR

Por melhor que seja, a vitamina C não é isenta de obstáculos. Em primeiro lugar, é inerentemente instável e reativa e perde facilmente suas propriedades antioxidantes quando exposto ao calor, luz e ar. Como solução, as empresas de cosméticos têm saltado na forma em pó de vitamina C para ajudar a melhorar a estabilidade, o que, em teoria, faria com que durasse mais e aumentasse a vida útil.

Infelizmente, no entanto, não é tão simples quanto apenas misturar uma parte de pó a uma parte do seu hidratante favorito; A vitamina C também não penetra facilmente na barreira da pele. Dependendo da formulação de cuidados com a pele, aplicar vitamina C não pode realizar absolutamente nada ou pode funcionar como um poderoso antioxidante.

Para ser eficaz, a vitamina C deve estar em uma concentração de pelo menos 10%, e o pH do que quer que você esteja adicionando deve ser ácido para permitir sua absorção. É difícil saber o pH dos produtos e, mesmo que você acerte, o pó pode se cristalizar na pele antes que ela tenha a hipótese de absorver, o que é obrigatório para a eficácia. Por esse motivo, é mais sensato escolher produtos de alta qualidade que resultaram de extensa pesquisa e desenvolvimento para garantir que sua vitamina C seja disponibilizada em uma formulação ideal para maior estabilidade e penetração da pele.

Embora também possa ser consumido por via oral, devido ao nível de vitamina C necessário para uma melhoria significativa da pele, precisa ser aplicada topicamente. Ingeri-la provavelmente não forneceria o benefício suficiente.

Você também pode gostar...