Beleza

Como Fazer Umectação Capilar: Saiba o que é e seus benefícios

Devido às propriedades hidratantes, suavizantes e protetoras da umectação capilar para cabelos, especialmente com o uso de óleo para cabelos, esse procedimento tornou-se um passo necessário para cuidados com os cabelos para muitos. Mas nem todos os óleos são igualmente bons para todos os tipos de cabelo.

Atualmente, a umectação capilar é feita antes de dormir, ou antes, de lavar o cabelo. Mas antes de abrir seus armários de cozinha e derramar azeite sobre sua cabeça todas as noites, é importante encontrar o óleo certo para o seu tipo de cabelo e aprender a aplicar óleo no cabelo corretamente para você poder obter os benefícios máximos da lubrificação capilar. Caso contrário, você não terá os benefícios esperados, mas sim um couro cabeludo gorduroso.

Continue lendo para aprender os benefícios de usar um óleo para realizar umectação no cabelo e descobrir qual óleo é o melhor para o seu tipo de cabelo.

Como fazer umectação capilar
FOTO: cottonbro no Pexels

Como Funciona a Umectação Capilar

Ao contrário da nossa pele, nosso cabelo não tem como se manter hidratado. É por isso que nossos folículos pilosos produzem sebo, um óleo natural destinado a viajar pela haste do cabelo e manter o cabelo saudável e hidratado.

Infelizmente, esse processo natural nem sempre funciona da maneira que a natureza pretendia! Com técnicas modernas de estilo e coloração, nosso sebo natural muitas vezes simplesmente não é suficiente para manter nosso cabelo hidratado. É aí que entra a umectação capilar. Um bom óleo de cabelo complementa seu sebo natural, proporcionando a proteção e a umidade que seu cabelo anseia.

Com uma história que remonta a centenas de anos, o uso de óleos não é novidade; no entanto, nosso conhecimento sobre óleos está se expandindo. Tornamo-nos muito mais sábios sobre os vários efeitos que os óleos podem ter em uma variedade de aspectos da vida.

Devido ao efeito hidratante e protetor que o óleo pode ter no cabelo e na pele, é altamente adequado para suavizar e nutrir cabelos e couro cabeludo.

Uma boa umectação capilar pode ser feita de várias maneiras, dependendo do tipo de cabelo e das necessidades. Pode ser uma boa ideia testar diferentes óleos capilares ou se concentrar especificamente em um que atenda às suas necessidades e tipo de cabelo, já que existem muitos tipos diferentes disponíveis. Alguns são melhores para cabelos finos, enquanto outros óleos são melhores para cachos ou cabelos secos.

Benefícios Da Umectação Capilar

Fazer umectação regularmente tem inúmeros benefícios para uma variedade de tipos diferentes de cabelo. Geralmente, restaura vitaminas e minerais que podem ser retirados do cabelo se você lavá-lo com frequência ou com um xampu contendo sulfatos.

A umectação capilar também pode ajudar a proteger seu cabelo de danos e quebras, reduzir a caspa, evitar o envelhecimento prematuro, aumentar o crescimento e a espessura do cabelo e até diminuir o frizz.

Se você adquirir o hábito de umectar seu cabelo regularmente, começará a notar que seu cabelo fica mais forte e brilhante. Revestir o cabelo com o óleo certo fornece nutrição e proteção aos seus cabelos até o eixo do cabelo. Você não só verá menos quebra, mas também ganhará uma camada protetora que ajuda a evitar danos causados pelo secador de cabelo, chapinha ou outros processos capilares não saudáveis.

Controle Da Caspa

De um couro cabeludo seco a um fungo, há muitas razões para a caspa. E embora a umectação capilar não possa tratar todos eles, definitivamente pode ajudar com esses dois. Massagear óleo no couro cabeludo pode hidratar a pele da cabeça, reduzindo e até eliminando sua pele seca, com coceira e escamosa.

Acredita-se que alguns óleos, como o óleo de tea tree, tenham propriedades antifúngicas, antissépticas e antibióticas e, quando misturados com outros óleos, podem ajudar a reduzir a caspa. O óleo aumenta a elasticidade do cabelo, o que significa ser menos propenso a quebras.

Proteção Do Cabelo

Uma boa umectação protege seu cabelo de danos causados pelo calor: ao revestir cada fio de cabelo com uma camada protetora de óleo, os óleos podem ajudar a defender seu cabelo contra danos causados pelo calor.

Óleos ricos em ácidos graxos e vitamina E realmente criam uma barreira que impede que seus fios percam umidade preciosa. Essa barreira também impede que a umidade entre no eixo do cabelo, mantendo o frizz afastado.

Ajuda no Crescimento

A umectação capilar também pode promover o crescimento do cabelo. Como os óleos hidratam e fortalecem o eixo do cabelo, eles evitam a quebra do cabelo, o que pode fazer com que seu cabelo pareça crescer mais rapidamente.

Protege Contra os Raios UV

Os óleos são naturalmente protetores UV. Os fenóis vegetais encontrados nos óleos botânicos têm a capacidade natural de prevenir e até reverter os efeitos nocivos da radiação UV na pele e no cabelo. Na verdade, alguns óleos vegetais fornecem 30% mais proteção do que sua pele ou cabelo nus.

Como Fazer a Umectação Capilar

O melhor momento para umectar seu cabelo é antes de dormir, para que o óleo tenha tempo suficiente para mergulhar no couro cabeludo e no cabelo. Além disso, não só a massagem na cabeça será maravilhosa, mas é uma experiência tão relaxante que pode até ajudá-lo a dormir melhor.

Se você não puder fazê-lo antes de dormir, certifique-se de manter o óleo por pelo menos duas horas antes de lavar para ele poder fazer sua mágica.

Mas antes de umectar o cabelo, pense na última vez que você o lavou. Se o seu cabelo estiver muito sujo, adicionar óleo prenderá a sujeira no couro cabeludo e entupirá os poros.

Você pode umectar seu cabelo uma ou duas vezes por semana, dependendo da secura natural ou oleosidade do couro cabeludo. Lembre-se, seu couro cabeludo produz naturalmente óleos para se proteger, portanto, se você lubrificar demais o cabelo, seu couro cabeludo pode ficar gorduroso, o que impede que seu cabelo cresça – o oposto do que você espera realizar.

A umectação capilar não é difícil, mas para obter o máximo de benefícios e evitar um couro cabeludo gorduroso e oleoso, é importante aprender a aplicar óleo no cabelo corretamente.

Siga estas instruções ao aplicar óleo:

  • Aqueça o óleo para ficar morno e possa se espalhar facilmente.
  • Certifique-se de que seu cabelo esteja úmido ou seco antes de aplicar o óleo. Seco é o preferido.
  • Penteie o seu cabelo.
  • Despeje o óleo em suas mãos e depois massageie-o da raiz até a ponta. Nunca despeje o óleo diretamente no couro cabeludo!
  • Penteie o óleo através do cabelo para garantir que cada fio esteja saturado em óleo.
  • Massageie suavemente o couro cabeludo com a ponta dos dedos por 15 a 20 minutos.
  • Quando seu cabelo estiver totalmente revestido, enrole-o em um nó ou coque solto e prenda-o com uma faixa de cabelo macia.
  • Se puder, deixe o óleo no cabelo durante a noite.
  • Você deve lavar o cabelo dentro de 24 horas após a umectação capilar.

para melhores resultados, repita semanalmente.

Produtos para Fazer a Umectação Capilar

para obter uma visão geral dos tipos de produtos usados na umectação capilar, nós os dividimos em duas categorias:

Óleos Vegetais

Os óleos vegetais, também conhecidos como óleos graxos, óleos básicos ou óleos transportadores, são tipicamente derivados de nozes, sementes, flores ou folhas. Os óleos vegetais são mais oleosos do que os óleos essenciais e não evaporam como os óleos essenciais. A função dos óleos vegetais é proteger a semente enquanto ela ainda faz parte da planta.

Óleos Essenciais

Os óleos essenciais são extraídos de várias partes das plantas, incluindo flores, árvores, gramíneas, folhas e raízes. Eles podem ser extraídos de folhas, resina, cones, lenha, agulhas, rizomas, frutas e conchas, bem como outras partes da planta. Observe que nem todas as plantas produzem óleos essenciais.

Na verdade, os óleos essenciais são usados como parte do mecanismo de sobrevivência de uma planta. Por exemplo, seu aroma forte pode sinalizar aos polinizadores que elas têm pólen pronto para ser colhido, ou podem avisar os predadores para ficarem longe. Os óleos essenciais são extremamente concentrados e muito poderosos.

A aplicação direta pode causar irritação na pele e pode até queimar sua pele ou causar alergias. Portanto, para uso óptico, é importante diluir o óleo ou misturá-lo com um óleo base e certifique-se de não usar muito.

Nunca aplique um óleo essencial diretamente no couro cabeludo ou na pele. Eles não diluídos quando misturados com água. Certifique-se de misturá-lo com um óleo transportador, como coco ou azeite, antes de aplicar.

Qual Óleo Usar Na Umectação Capilar

Nem todos os óleos são bons para a beleza do seu cabelo. Alguns podem realmente impedir que seu cabelo absorva água, causando mais danos. Mas, alguns dos melhores óleos naturais para o cabelo que podem proteger seu cabelo de tudo, desde danos por surfactante do seu xampu até danos causados pelo secador de cabelo, chapinha ou outras ferramentas térmicas.

O óleo de coco é o favorito entre todos os óleos. É bom para todos os tipos de cabelo e pode reduzir a perda de proteína, o que é essencial para manter o cabelo saudável. Existem alguns outros óleos que podem ser usados em todos os tipos de cabelo, incluindo cabelos sem grandes problemas. Esses óleos são:

  • Óleo de Argan
  • Óleo de lavanda
  • Óleo de capim-limão
  • Cabelo seco

1. Melhor Óleo para Umectação Capilar de Cabelos Cacheados

O óleo de coco é uma excelente escolha para cachos. Por quê? Porque, ao contrário de muitos outros tipos de óleos para cabelos, o óleo de coco tem um pequeno tamanho molecular que absorve facilmente no fio de cabelo. Isso fornece umidade aos cachos sem pesar. O óleo de abacate tem um efeito semelhante.

Se você tem cabelos secos e crespos, considere usar os seguintes óleos:

  • Óleo de amêndoa
  • Óleo de abacate
  • Óleo de rícino
  • Manteiga de cacau
  • Óleo de coco
  • Óleo de jojoba
  • Óleo de manketti
  • Óleo de alecrim (misture com um óleo transportador, como coco ou azeite)
  • Óleo de gergelim
  • Cabelo oleoso

2. Melhor Óleo para Umectação Capilar para Brilho Extra

Óleos transportadores leves, como óleo de jojoba e óleo de cenoura, são perfeitos para adicionar um pouco mais de brilho às suas mechas. para dar brilho, basta esfregar uma quantidade muito pequena de óleo sobre os cabelos secos e decorados. Tenha cuidado para não exagerar!

3. Melhor Óleo para Umectação Capilar para Cabelos Com Pontas Duplas

O óleo de coco também é uma excelente opção para evitar pontas duplas. para usar, aqueça uma pequena quantidade de óleo de coco em suas mãos e, em seguida, aplique nas pontas. para melhores resultados, aplique óleo de coco no cabelo antes de dormir e, em seguida, penteie o cabelo em um penteado protetor para evitar que pontas duplas se formem durante a noite.

4. Melhor Óleo para Umectação Capilar para Combater O Frizz

Se você tem cabelos secos ou danificados, experimente o óleo de argan. Este óleo marroquino é rico em ácidos graxos e vitamina E que fornecem a umidade muito necessária aos bloqueios ressecados. É por isso que é o melhor óleo para cabelos secos ou danificados!

5. Melhor Óleo para Umectação Capilar para Cabelos Finos

Óleos leves como óleo de caroço de damasco podem adicionar brilho e umidade aos cabelos finos sem pesar. Apenas tenha cuidado para evitar suas raízes durante a aplicação, já que muito óleo perto do couro cabeludo pode fazer com que os cabelos finos pareçam gordurosos.

Se você tem cabelos finos, opte por óleos leves, como damasco, argan, uva, amêndoa, romã ou óleo de jojoba.

6. Melhor Óleo para Umectação Capilar para O Crescimento

O óleo de hortelã-pimenta pode ajudar a promover o crescimento do cabelo, estimulando a circulação no couro cabeludo. Esse aumento no fluxo sanguíneo ajuda a fornecer os nutrientes necessários aos folículos pilosos, ajudando assim o cabelo a crescer. Assim, o óleo de hortelã-pimenta é o melhor óleo para cabelos que precisam de suporte ao crescimento.

Cuidados Com a Umectação Capilar

Agora que você conhece todos os benefícios da umectação capilar e como fazer, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a maximizar seus resultados:

1. Desintoxicação Regular dos Fios

Embora os óleos possam ajudar a hidratar e proteger seu cabelo, eles também podem deixar um resíduo indesejado que pesa o cabelo. Remova o acúmulo de óleos lavando bem o couro cabeludo para eliminar suavemente o acúmulo de células mortas da pele, óleos e produtos capilares para incentivar cabelos mais macios e saltitantes. Recomendamos lavar sempre que seu cabelo sentir que precisa de uma atualização.

2. Use um Produto Rico em Queratina

Se você estiver usando um bom óleo de cabelo para reviver cabelos danificados, também deve considerar adicionar um tratamento proteico à sua rotina. Por quê? Porque o cabelo danificado anseia por umidade e proteína! Recomendamos o uso de um produto a base de queratina para reconstruir áreas danificadas do eixo capilar. para melhores resultados, use de uma a três vezes por mês.

3. Nutra Seu Cabelo

Seus folículos pilosos não podem crescer cabelos saudáveis e brilhantes sem nutrição adequada! É por isso que é tão importante garantir que você esteja recebendo todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável do cabelo.

Você também pode gostar...