Dicas

10 motivos para apostar nos benefícios da massagem

A massagem é uma técnica manual que usa movimentos como deslizamento, fricção e amassamento em diferentes partes do corpo. Ela ajuda a melhorar a circulação sanguínea, linfática, nervosa e energética, relaxando corpo e mente e reduzindo o cansaço físico e mental.

Os efeitos positivos da massagem são mais evidentes quando feita regularmente, pelo menos uma vez por semana. Um profissional treinado pode ajudar a escolher a técnica certa. Além disso, quem busca uma experiência intensa, principalmente nos grandes centros, pode considerar a massagem tântrica em SP, por exemplo, uma excelente opção para aliviar tensões, especialmente para quem quer um relaxamento físico e emocional.

10 motivos para apostar nos benefícios da massagem

Fonte: Pexels

Quais são os benefícios da massagem relaxante?

Os principais benefícios massagem relaxante são:

– Redução do estresse;

– Diminuição da ansiedade;

– Alívio de dores musculares e tensões;

– Melhora da circulação sanguínea e da saúde da pele;

– Controle da pressão arterial em hipertensos;

– Alívio de dores de cabeça;

– Combate ao cansaço;

– Estímulo e equilíbrio do intestino;

– Eliminação de toxinas do corpo;

– Ajuda no combate à insônia.

Para aproveitar todos esses benefícios, é melhor buscar um profissional treinado, que pode usar as técnicas mais adequadas.

Quais são os tipos de massagem?

Há diversos tipos de massagem, cada um focado em partes específicas do corpo e objetivos individuais. Podemos dividi-las em quatro principais categorias:

Massagem terapêutica: para tratar dores e disfunções.

Massagem preventiva: visando relaxamento, bem-estar e prevenção de lesões.

Massagem desportiva: para aquecimento e recuperação muscular.

Massagem estética: com propósito modelador e drenante.

Massagem tântrica: proporciona uma abordagem única para o bem-estar físico e emocional.

Dentro dessas categorias, há várias técnicas distintas, que podem incluir o uso de aparelhos, óleos ou pedras quentes, para potencializar os efeitos da massagem.

Como fazer uma automassagem?

A automassagem ajuda a relaxar e previne dores no pescoço do dia a dia. Pode ser feita em qualquer lugar e dura cerca de 5 minutos. Siga estes passos simples:

  1. Sente-se numa cadeira, feche os olhos e apoie toda a coluna na parte de trás da cadeira, com os braços estendidos ao lado do corpo.
  2. Respire profundamente por 3 vezes e coloque a mão direita sobre o ombro esquerdo, apertando suavemente a região da nuca até o ombro. Repita do outro lado.
  3. Coloque as duas mãos na nuca e no pescoço e massageie suavemente com as pontas dos dedos, como se estivesse digitando na nuca, descendo até os ombros.
  4. Coloque as duas mãos na cabeça e faça uma massagem suave no couro cabeludo com as pontas dos dedos.

Realize essa massagem por pelo menos 5 minutos para obter o efeito desejado. Pode ser feita em casa, no trabalho ou na escola, especialmente para quem passa muito tempo sentado ou sob estresse.

Além da automassagem, outras práticas como meditação, uso de óleos essenciais e atividade física também ajudam a relaxar, diminuindo o estresse e aliviando a tensão do dia-a-dia.

Quem não deve receber massagem

Apesar dos benefícios, a massagem não é indicada em certas situações, como em casos de ossos quebrados, osteoporose, distúrbios hemorrágicos, feridas abertas, câncer ou outras condições médicas que possam piorar com a massagem.

Grávidas devem evitar massagens durante o primeiro trimestre, a menos que seja recomendado pelo médico.

Conclusão

A massagem é uma prática terapêutica que utiliza técnicas manuais para relaxar o corpo e a mente, promovendo diversos benefícios à saúde e ao bem-estar. Os efeitos positivos são percebidos tanto durante a sessão quanto quando realizada regularmente, pelo menos uma vez por semana.

É possível recorrer a um profissional treinado para obter a técnica mais adequada, mas também é viável praticar automassagem para aliviar pontos de tensão, especialmente para quem tem uma rotina sedentária.

Além disso, há diferentes tipos de massagem, cada um focado em áreas específicas do corpo e objetivos individuais, sendo importante escolher aquele que melhor se adapte às necessidades de cada pessoa.

Porém, é importante lembrar que há momentos em que a massagem não é aconselhável, como em casos de ossos quebrados, osteoporose, problemas de sangramento, feridas abertas, câncer ou outras condições médicas que podem piorar com a massagem. Mulheres grávidas também devem evitar massagens no primeiro trimestre, a menos que seja aprovado pelo médico.

Você também pode gostar...