Beleza

Como Montar Cronograma Capilar: Dicas e Ordem Correta

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que inclui três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. É adequado para todos os tipos de cabelo, independentemente da textura, porque todos os fios podem sofrer de fatores externos.

Para aqueles que nunca fizeram – ou nunca ouviram falar deste termo — o cronograma capilar nada mais é do que uma agenda quando se trata de hidratar, nutrir e reconstruir o cabelo, mesmo em casa.

Cada etapa do programa capilar oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como poluição, incidência de luz solar, água de cloro, uso excessivo de ferramentas térmicas, procedimentos de coloração química ou descoloração, entre outros.

O cronograma dura 30 dias e a indicação é que o cabelo seja lavado 3 vezes por semana. A cada lavagem, você fará um processo. Lembre-se de respeitar o período mínimo de 48 horas entre um processo e outro, é essencial para um bom resultado no cronograma.

Como Montar Cronograma Capilar
FOTO: Foto de Element5 Digital no Pexels

COMO SABER QUAL O CRONOGRAMA IDEAL PARA MEU CABELO?

Uma boa rotina de cuidados com os cabelos garante que seu cabelo permaneça nutrido, saudável, sem frizz e forte – além disso, não deve demorar muito.

Antes de escolher qualquer regime de cuidados com os cabelos, é essencial analisar seu tipo de cabelo e identificar as causas dos problemas capilares. Os resultados da análise determinarão a rotina e o tratamento necessários para os cabelos. Além disso, deve-se ter em mente que os tratamentos químicos no cabelo podem ser duros para os fios de cabelo.

1. CABELO LISO

O cabelo liso não enrola facilmente e cai das raízes, até as pontas. Geralmente é macio e sedoso. Mulheres com o tipo de cabelo tendem a ter couro cabeludo oleoso que faz com que o cabelo fique gorduroso uniformemente.

2. CABELO ONDULADO

Este tipo de cabelo fica entre cabelos lisos e cacheados. Você pode notar cachos macios e grandes à medida que progride das raízes para as extremidades. Este tipo de cabelo geralmente é áspero em textura. Então, se você deseja alisar, enrolar ou pentear seu cabelo de qualquer maneira, esse tipo de cabelo é o mais conveniente e o mais fácil de experimentar.

3. CABELO ENCARACOLADO

Este tipo de cabelo é determinado por cachos proeminentes das raízes para baixo. O cabelo encaracolado tende a ser mais seco e crespo em comparação com os tipos de cabelo liso e ondulado.

Cabelos cacheados podem ser separados em:

  • Tipo 3A (cachos soltos)
  • Tipo 3B (cachos médios)
  • Tipo 3C (cachos apertados)

4. CABELO CRESPO

Também conhecido como cabelo “afro-americano”, esse tipo de cabelo é determinado por cachos muito frizzados e na verdade é bastante frágil. Ele tende a quebrar facilmente se não for cuidado adequadamente.

Eles se dividem em:

  • Tipo 4A
  • Tipo 4B
  • Tipo 4C

QUAIS SÃO OS PASSOS DO CRONOGRAMA CAPILAR?

Estes são os 3 passos de um cronograma capilar:

1. HIDRATAÇÃO

A hidratação é o tratamento mais básico do programa capilar, necessário para todos os tipos de cabelo. Isso ocorre porque o cabelo perde água com sua rotina diária e hidratando-o sempre o manterá macio e seco.

Para esta etapa, a máscara concentrada é suficiente. Basta aplicá-lo nos fios por alguns minutos, grudando fio por fio e enxaguar sem deixar vestígios.

Principais ingredientes ativos para hidratar o cabelo: Óleo de coco, Aloe Vera e D-Pantenol.

2. NUTRIÇÃO

Este é o segundo passo do programa capilar, muito adequado para cabelos muito secos. Quem é encaracolado ou encaracolado pode fazer o tratamento com mais frequência, por os fios serem naturalmente mais secos e devem permanecer nutridos.

Nesta etapa, a umidificação com óleo vegetal é a melhor opção. Óleo de coco, azeite ou óleo de rícino são opções de tratamento. Se os fios precisarem de mais força, vale a pena investir na manteiga vegetal, sendo ainda mais concentrada e nutritiva.

Principais ingredientes ativos para nutrir o cabelo: Óleo de Rícino, Óleo de abacate e óleo de manga.

3. RECONSTRUÇÃO

Por último, mas não menos importante, a reconstrução deve fazer parte da rotina daqueles que têm fios muito danificados ou passam por intervenção química. Para fazer isso, uma máscara com uma função reconstrutiva pode ajudá-lo.

Principais ingredientes ativos para reconstruir o cabelo: queratina, arginina e colágeno.

VANTAGENS DO CRONOGRAMA CAPILAR

O cronograma capilar tem três estágios e cada um deles tem vantagens diferentes:

Benefícios da hidratação: combate a opacidade dos fios, deixando-os mais brilhantes e macios. Assim, evita pontas duplas e quedas.

Benefícios nutricionais: reduz o frizz, dá vida e movimento. Primeiro, deixa o cabelo mais saudável e volumoso, sela cutículas e prolonga os efeitos da hidratação do cabelo.

Benefícios da reconstrução: recuperar a saúde dos fios. Ou seja, restaura os danos e, como o próprio nome sugere, reconstrói a fibra capilar, restaurando a textura do cabelo.

COMO DEFINIR O CRONOGRAMA IDEAL PARA O SEU CABELO:

Fazer um teste de porosidade é o primeiro passo na configuração do programa capilar. A partir daí, você pode ver se o seu cabelo está saudável ou não, porque é a porosidade que define a capacidade do cabelo de absorver nutrientes.

Como fazer o teste de porosidade:

  • Encha um copo de água e coloque um pouco de cabelo dentro;
  • Espere cerca de 10 minutos;
  • Observe se os fios afundaram, estavam no meio do vidro ou flutuaram.

Resultado: se os fios afundarem, é um sinal de alta porosidade. Isso significa que as cutículas estão abertas, o que ajuda o cabelo a absorver água enquanto perde nutrientes. Se os fios flutuarem, isso significa que as cutículas estão muito fechadas (baixa porosidade), impossibilitando a absorção de nutrientes.

Agora, se os fios estiverem no meio do copo com água, isso significa que as cutículas são entreabertas (porosidade média) e que os fios absorvem os tratamentos na medida certa – ou seja, são saudáveis — mas também precisam de cuidados preventivos.

FATORES QUE INFLUENCIAM SEU CRONOGRAMA CAPILAR

Lavar o cabelo todos os dias não é recomendado. Shampoos removem os óleos essenciais e a umidade de que seu cabelo precisa para se manter hidratado. Somente se você se enquadrar em qualquer uma das categorias abaixo, você pode considerar lavar o cabelo com xampu com muita frequência:

1. MUITA OLEOSIDADE

Cabelos oleosos tendem a atrair sujeira e poluição. Isso pode resultar em poros entupidos e no desenvolvimento de outras condições, como caspa. Sua idade, genes, estilo de vida e mudanças hormonais determinam o quão oleoso é o seu couro cabeludo. Você pode precisar lavar o cabelo quase todos os dias se o couro cabeludo estiver mais gorduroso por causa de qualquer um desses fatores.

2. SEU TIPO DE CABELO

Quanto mais liso o seu cabelo, mais gorduroso ele será. Cabelos finos e lisos precisam ser lavados com mais frequência em comparação com cabelos texturizados ou cacheados.

3. POEIRA E PÓLEN

Se você trabalha ao ar livre a maior parte do tempo ou se delicia a atividades como jardinagem, pode ter que lavar o cabelo com mais frequência, já que seu couro cabeludo está exposto a mais poeira e poluição.

4. ESTILO DE VIDA

Se você é alguém que viaja muito ou se exercita regularmente, seu couro cabeludo pode se sentir mais suado e pode precisar de uma lavagem a cada um ou dois dias.

Se você estiver enfrentando alguma condição como caspa ou couro cabeludo extra gorduroso, pode resolver usando o cronograma capilar recomendado para assim melhorar a beleza e saúde do seu cabelo.

COMO SABER A ORDEM DOS TRATAMENTOS NO PADRÃO DE CABELO?

A partir do teste de porosidade, você pode definir a ordem dos tratamentos, além de fazer o teste de toque no próprio cabelo.

Teste tátil: cabelos altamente hidratados geralmente não parecem secos ou duros, mas podem estar danificados dentro da fibra, ou seja, podem precisar de nutrição e reconstrução. O truque é escolher um fio para puxar a extremidade. Se quebrar facilmente ou se tornar muito elástico, é um sinal de que um desses dois tratamentos está faltando.

  • Baixa porosidade: fios de baixa porosidade primeiro precisam ser hidratados, porque as cutículas estão muito fechadas e, portanto, não deixarão espaço para outros tratamentos. Geralmente, a aparência do cabelo é seca, crespo, dividida e muito quebradiça.
  • Porosidade média: esse tipo de cabelo é considerado saudável porque é bem hidratado, mas se você fez o teste de toque e o cabelo é opaco, quebradiço e sem brilho, vale a pena testar a nutrição e reconstrução como os primeiros tratamentos do programa semanal. A nutrição é feita com óleos, enquanto a reconstrução está enchendo queratina, massa capilar.
  • Alta porosidade: neste tipo de cabelo, as cutículas estão completamente abertas ou danificadas, de modo que o cabelo absorve água e nutrientes ao mesmo tempo, em que perde. Em outras palavras, os tratamentos geralmente não entram em vigor por vários dias. O truque é confiar diretamente na reconstrução, que restaura a massa, como a queratina, da fibra capilar. Então, ele é livre para fazer nutrição e hidratação.

COMO CUIDAR DE CADA TIPO DE CABELO?

Ainda está em dúvida sobre como cuidar do seu cabelo? Veja como cuidar do seu cabelo conforme o tipo:

1. LISO

Muitos de nós tendem a assumir que o cabelo liso é fácil de gerenciar e não requer muito de um cronograma capilar. No entanto, cabelos lisos são do tipo que fica oleoso facilmente e precisa ser cuidado tanto quanto os outros tipos de cabelo.

Use um xampu sem sulfato que ajuda você a se livrar do excesso de óleo e sujeira. Existem certos produtos que são especificamente adaptados para ajudar a manter o óleo no couro cabeludo afastados.

Recomenda-se lavar o cabelo uma vez em 2-3 dias, a menos que seu couro cabeludo seja extra gorduroso devido a outros motivos.

Use um condicionador leve e evite usar condicionadores leave-in. Eles podem pesar seu cabelo e fazer com que ele pareça muito pesado.

Você pode até escolher um condicionador que contenha óleos como óleo de coco ou jojoba. Isso manterá seu cabelo nutrido e macio.

Aplique condicionador apenas no seu eixo e evite as raízes.

2. CABELO ONDULADO

Este tipo de cabelo fica em algum lugar entre cabelos lisos e cacheados, facilitando o cuidado.

O cabelo ondulado não precisa ser lavado com tanta frequência quanto o cabelo liso, pois tende a ser mais seco. O cabelo ondulado deve ser lavado uma vez a cada 3-4 dias.

Usar um xampu sem sulfato projetado especificamente para tipos de cabelo ondulado deve funcionar para você.

Nutrir seu cabelo com uma massagem com óleo antes de lavar o manterá saudável e hidratado. Você pode fazer isso uma hora antes de lavar o cabelo. Condicione seu cabelo toda vez que o lavar.

O cabelo ondulado tende a ser mais seco do que o cabelo liso nas extremidades. Você pode usar um óleo para evitar isso e manter o eixo e as pontas do cabelo nutridos e hidratados.

Você pode até usar um condicionador leave-in para amassar o cabelo e tornar essas ondas proeminentes. Aplique-o no seu cabelo úmido depois de sair do chuveiro. Esmague o cabelo usando os punhos e deixe secar.

3. CABELOS ENCARACOLADOS

Cabelos cacheados dão vida ao seu cabelo e adicionam uma sensação de diversão à sua personalidade. No entanto, é difícil de manter e tende a secar muito facilmente.

Lave o cabelo usando um xampu sem sulfato. Restrinja o uso do seu xampu ao couro cabeludo, pois é isso que precisa de limpeza. Shampoos tendem a remover óleos essenciais e umidade também, o que pode deixar seu cabelo excessivamente seco e crespo, se aplicado no eixo.

Lave o cabelo apenas uma vez por semana para evitar que fique muito seco. Usar condicionador no cabelo a cada 3-4 dias pode ajudar a mantê-lo macio e nutrido.

Condicionar seu cabelo é mais importante do que xampu. Isso o mantém nutrido e livre de frizz. Você pode até adicionar algumas gotas de óleo essencial ao seu condicionador para manter seu couro cabeludo e cabelo livres de secura.

O condicionamento profundo do seu cabelo pode ser parte integrante do seu cronograma capilar.

Emaranhar o cabelo no chuveiro quando tiver aplicado um condicionador. Esta é a melhor maneira de evitar que ele quebre. Você pode usar um creme definidor de cachos para destacar esses cachos!

Invista em um acessório difusor para evitar cabelos com frizz. Estas são ferramentas que ajudam seu cabelo a secar em um padrão definido para evitar que ele fique com frizz.

4. CABELOS CRESPOS

Este tipo de cabelo é caracterizado por cachos muito apertados. Também tende a ser muito seco.

Use um shampoo suave sem sulfato para evitar que seu cabelo fique muito seco. Concentre-se nas raízes e evite os eixos. Shampoos tendem a remover óleos naturais do seu cabelo.

Você pode co-lavar com um condicionador a cada 2–3 dias em uma semana. Condicione profundamente seu cabelo pelo menos uma vez por semana para fornecer nutrientes e hidratação. Isso ajudará a evitar que fique seco.

Você pode usar um spray hidratante em suas mechas diariamente para mantê-lo macio e hidratado.

Lubrifique o cabelo uma hora antes de lavá-lo com xampu e condicionador. Desembarace o cabelo quando estiver no chuveiro, visto que o condicione. Isso evitará quebras.

Você também pode gostar...