Moda

7 dicas de looks juninos femininos

Comemore a temporada de festas juninas com muito estilo e charme com essas dicas de looks juninos femininos que separamos para você!

Se você está pensando em aproveitar muito as festas juninas, este artigo é para você. Separamos algumas dicas de looks apostando no xadrez, no jeans, nas botas, no chapéu e, claro, nos penteados também.

7 dicas de looks juninos femininos
Fonte: Freepik

Qual a origem das Festas Juninas?

No mês de junho, no Brasil, é comemorado o São João, também chamado de Festa Junina. O São João é uma festa popular brasileira em homenagem a São João Batista que, por ser um santo festeiro, tem sua celebração marcada por elementos folclóricos e religiosos.

Algo que chama muita atenção nessas comemorações são os looks juninos femininos, que sempre trazem muitas cores, estampas e texturas. Mas também aparecem muitas cores nas decorações coloridas e nas barraquinhas repletas de comidas típicas. A festa é um mar de tradições culturais seja na música, nas comidas, na presença da fogueira ou na queima de fogos de artifício.

Além de fortalecer os laços da comunidade, as festas juninas também têm o intuito de agradecer pela abundância das colheitas do ano e pedir ao santo proteção e bênçãos para o restante do ano.

Atualmente essas festas podem ser em escolas, parques, entre amigos, familiares ou na sua empresa. Por isso é importante saber escolher o look certo para o evento. Normalmente os looks juninos femininos envolvem o uso de estampas florais ou quadriculadas, peças jeans, botas e penteados como a “maria chiquinha” ou tranças.

Nesse artigo separamos opções de looks juninos femininos que não podem faltar em uma festa junina, seja para eventos de trabalho, escola, festas de rua ou reuniões de família.

O look clássico da festa junina

Por mais que existam mil e uma formas de se vestir para “pular” uma festa junina, o vestido de chita é o mais comum. Esse tecido tem muitas estampas e cores e normalmente é usado por ser um tecido leve e confortável.

Também é muito comum encontrar esses vestidos com estampas florais ou quadriculadas e decorações de fitas, flores e laços.

Esse look junino feminino é complementado com um par de botas e uma ou duas tranças finalizadas com um laço de fita na ponta.

Como montar um look para festa junina?

São muitas cores, muitas peças, muita informação e uma dúvida imensa que vai pairar pela sua cabeça na hora de montar um look de festa junina. Será que vai ficar bom o bastante? Essas estampas combinam entre si? Qual par de botas escolher?

Calma! Vamos mostrar a seguir uma lista de looks juninos femininos.

Looks com saia xadrez

É outro clássico das festas juninas e pode ser usada com uma blusa ciganinha ou qualquer camisa branca, dando uma aparência mais elegante.

Escolha um bom par de botas e use os acessórios que quiser, mas invista nas coisas de couro, bem coloridas ou com flores e fitas.

Jeans com camisa xadrez

Esse está entre os looks juninos femininos para as moças que preferem um visual mais despojado sem perder o conforto. A combinação de jeans com camisa xadrez é uma excelente opção para uma festa junina. E o melhor de tudo é que você pode montar sem gastar muito.

Qualquer calça, short ou saia jeans pode ser combinado com uma camisa xadrez de botões na cor que você mais gostar ou que já tenha disponível. Você pode usar um par de botas com ou sem meia calça, dependendo da temperatura e da peça jeans escolhida.

Quanto mais vibrante forem os tons da camisa, mais divertido o seu look vai ficar.

E para finalizar esse look aposte em uma “maria chiquinha” presa com um laço de fita de uma cor que combine com o padrão da sua camisa.

Em caso de dias mais frios, pode ser adicionada uma jaqueta jeans para esquentar o look e deixá-lo mais charmoso.

Macacão com estampa xadrez ou floral

O macacão sempre é uma peça versátil que pode ser adaptada para situações mais formais ou mais descoladas. No caso da festa junina, quanto mais cores e estampas melhor, então escolha um macacão floral ou com estampa xadrez e finalize o look com um par de botas ou sapatilhas baixas.

Não tem necessidade de acessórios, mas caso você queira pode combinar com anéis, pulseiras e cordões de metal com pingentes de madeira, penas, estampa floral ou xadrez.

Short jeans

Para dias mais quentes o shorts jeans é uma peça muito recomendada já que além de ser muito confortável é uma peça básica que combina com tudo.

Você pode combiná-lo com uma estampa floral ou xadrez, ou até mesmo uma blusa lisa, adicionar um cinto de couro, um par de botas ou uma sandália de couro e um chapéu de cowboy.

Vestido com estampa xadrez ou floral

Essa é uma excelente opção para eventos juninos no trabalho. Montar um look junino feminino com um vestido com estampa é fácil, rápido e prático. Opte por um modelo mais soltinho e confortável, sem grandes decotes e que te permita usar uma jaqueta ou casaco por cima, caso esfrie.

Para combinar uma bolsa de mão ou Crossbody é um sapato de salto médio, que pode tranquilamente ser uma bota fechada ou uma sandália aberta.

Dessa forma você terá montado um visual estiloso, chique e elegante.

Saia midi com blusa ciganinha

Aposte em uma saia de alfaiataria ou jeans e uma ciganinha em tons neutros ou estampa xadrez. Nada muito vibrante ou colorido. Um sapato de salto alto, uma sapatilha ou um par de botas, um cinto de couro marrom e uma bolsinha de mão fecham o look com uma chave de ouro.

Esse também é um excelente look para uma festa da empresa ou uma festa junina entre amigos.

Terninho com acessórios juninos

Se o código de vestimenta da sua empresa é formal e não permite as opções anteriores, você também pode optar por um terninho com elementos juninos. Opte por uma peça em alfaiataria e combine-o com argolas, uma camisa com detalhes em tecido, xadrez ou floral e acessórios divertidos, como um chapéu de caubói ou as tranças com fitas.

Acessórios para looks juninos

Os acessórios são a alma da festa. Eles têm papel fundamental nas composições de looks para a festa junina e vão acrescentar um toque de autenticidade no visual.

Você pode optar por chapéus de palha, que podem ser enfeitados com fitas coloridas, flores, laços e detalhes temáticos, ou por colares de fita colorida com pingentes de bandeirinhas e medalhas de São João.

Também pode optar por lenços coloridos ou bandanas estampadas em diferentes amarrações, pulseiras de palhas, de fitas coloridas ou de miçangas, brincos de argola com fitas, de miçangas ou com bandeirinhas e chapéus de palha e qualquer outro acessório que seja colorido ou divertido.

Apostar nos acessórios certos vai complementar o seu visual e garantir papel de destaque nas festinhas. Agora que você já sabe porque usar acessórios, capriche!

Como se vestir para festa junina?

As festas juninas são momentos de muita diversão e tradição, e os looks juninos femininos desempenham um papel importante nessa celebração. Com uma variedade de opções, desde o clássico vestido de chita até os conjuntos de saia xadrez e camisa, há estilos para todos os gostos.

A escolha do look certo pode fazer toda a diferença, e as opções apresentadas neste artigo certamente irão inspirar você a criar um visual autêntico e charmoso. Portanto, aproveite as dicas e sugestões e crie seu look junino perfeito, adicionando acessórios temáticos para um toque ainda mais especial. Divirta-se com muito estilo nas festas juninas!

Você também pode gostar...