Saúde e Bem-Estar

Cuidados para uma gravidez saudável – veja nossas dicas!

Você realmente sabe os cuidados na gravidez que são fundamentais e essenciais? A gravidez é uma das fases mais especiais da vida de uma mulher e, de certa forma, também é uma fase de transformação. Mais do que a barriga crescendo, o corpo feminino passa por uma verdadeira revolução para gestar o futuro bebê. E com isso é necessário ter mais atenção com o que acontece a ele, afinal agora tem mais gente dependendo de você e dos cuidados com o seu corpo.
Para garantir uma gestação tranquila é preciso tomar alguns cuidados. Nada muito complicado: apenas o necessário para garantir que você tenha paz para curtir a gravidez.
Cuidados para uma gravidez saudável
Foto de RODNAE Productions no Pexels

Dicas de cuidados para uma gravidez Saudável

Ao sentir os primeiros sintomas de gravidez e confirmar a sua gravidez, é preciso começar o pré-natal, este é o primeiro passo para garantir as possibilidades de uma gestação saudável. Através do acompanhamento é possível descobrir se existem fatores de risco, verificar se há problemas com o feto e qual a gravidade, bem como os possíveis tratamentos. O pré-natal feito desde o início também definir os cuidados que a futura mamãe deve seguir para ter uma gravidez tranquila.
O pré-natal adequado também inclui solucionar suas dúvidas com o obstetra sempre que houver algo que não tenha ficado muito claro ou quando houver novas perguntas. É importante que você sempre possa contar com essa segurança.
Para escolher um profissional, peça a indicação de amigas ou de profissionais de confiança: afinal é importante que você possa ser atendida por uma pessoa atenciosa, competente e nada melhor que as amigas ou pessoas em quem você confia para dar uma boa sugestão.

Alimentação Saudável

Certamente você já deve ter escutado aquela história de que “grávida tem que comer por dois”, não é mesmo? Mas não é bem assim. A futura mamãe deve adotar uma alimentação saudável e com atenção para incluir todos os nutrientes necessários. Isso porque a carência nutricional pode comprometer o desenvolvimento do bebê, portanto, uma alimentação sadia para a mãe significa mais oportunidades de suprir as necessidades do feto. Isso vale para todo o tempo de gestação, porém é mais importante ainda durante os primeiros três meses, pois esse costuma ser o período mais crítico da gravidez.
A dieta indicada pode apresentar diferenças conforme as necessidades e carências nutricionais da mãe, portanto a melhor indicação é obter essas informações durante o pré-natal.

Cuidado com alimentos crus

O cuidado com o consumo de alimentos crus é recomendado devido aos riscos de toxoplasmose (embora seja pequeno) e infecções alimentares por salmonela, por exemplo. A ideia, portanto é evitar a ingestão de carnes cruas ou malpassadas. Já no caso de verduras, frutas e legumes, sempre lave o alimento para retirar todos os resquícios de terra e lave bem as mãos antes de comer. Também é bom evitar a massa de bolo crua, por exemplo.

Suplemento de ácido fólico

O suplemento de ácido fólico é um dos itens fundamentais na lista de cuidados para gestante. Isso porque o ácido fólico ajuda a evitar a DFTN (defeito no fechamento do tubo neural), que pode acarretar problemas graves como anencefalia e espinha bífida. Na verdade, ele é tão importante que já é recomendado como parte do tratamento de quem está pensando em engravidar. O suplemento pode ser encontrado tanto a baixo custo em farmácias quanto distribuído gratuitamente em postos de saúde.
Na alimentação, você pode encontrar o ácido-fólico no espinafre, brócolis, feijão branco, laranja, repolho branco, abacate, fígado bovino, lentilha, grão de bico, escarola e pão de centeio.

Nada de cigarro e bebidas alcoólicas

As mulheres que fumam apresentam maior risco de sofrer aborto espontâneo, parto prematuro ou de dar a luz a um bebê com baixo peso. Além disso, outros riscos associados são sangramentos, descolamento de placenta e problemas de saúde congênitos. Isso porque o feto absorve o que está no sangue da mãe, e no caso das mulheres fumantes isso inclui o monóxido de carbono e a nicotina. Na prática, é como se o bebê também fumasse com a mãe. A nicotina, inclusive estreita os vasos sanguíneos, o que faz com que chegue menos nutrientes e oxigênio ao feto. Como resultado, isso pode causar sérios danos ao seu desenvolvimento.
Sobre a bebida ainda não existe um consenso do quanto é possível beber durante a gestação sem prejudicar o bebê. Então a recomendação do Ministério da Saúde, por exemplo, é de que mulheres grávidas evitem o consumo de bebidas alcoólicas.
Embora não exista um consenso, os efeitos do alcool durante a gravidez são bem conhecidos: para mulheres que consomem mais que dois copos de bebida alcoólica por dia, por exemplo, maiores as hipóteses de gerar um bebê com problemas de fala e linguagem, concentração e hiperatividade. Já aquelas que consomem mais de seis doses tem mais chances de dar à luz crianças com atraso físico mental, crescimento comprometido, malformações cardíacas e até faciais.

Diminua a cafeína

Ok, não precisa ficar de cabelo em pé. Sabemos o quanto o cafezinho é importante para levar a rotina adiante, mas é indicado ir com um pouco mais de calma. Existem evidências de que o alto consumo de cafeína durante a gravidez pode aumentar os riscos de aborto espontâneo, do bebê nascer prematuro, ou com baixo peso. Mas você não precisa riscar o café do seu cardápio.
A Agência de Classificação de Alimentos Inglesa, por exemplo, estabelece que uma gestante pode consumir até 300mg de cafeína diariamente. Isso equivale a quatro xícaras de café solúvel, ou três xícaras de café fresco, ou ainda 400 g de chocolate. Mas caso tenha dúvidas, você pode perguntar ao obstetra, que saberá informar melhor se o seu caso tem alguma especificidade com relação a esse assunto.

Cuidado ao ingerir medicamentos

Agora que você está grávida é importante ter cuidado especial com os medicamentos. É importante que você não tome nenhum tipo de remédio sem antes perguntar ao médico se pode. Isso porque alguns desses medicamentos pode conter substâncias nocivas ao feto.
Essa é uma dúvida que pode começar a ser resolvida ainda na primeira consulta do pré-natal, portanto se você tem algum problema que necessita de medicamento com frequência não se esqueça de mencionar ao profissional. O mesmo vale para os remédios habituais, como os de cólica, dor de cabeça, problemas de pele, alergia entre outros. Realize uma lista e verifique com o médico qual deles você ainda poderá tomar, caso seja necessário e possíveis substituições.

Produtos de beleza

Os cuidados com a vaidade merecem muita atenção nesse período. Isso porque alguns dos mais queridos tratamentos para pele e cabelo devem ficar de fora da sua rotina por algum tempo. Veja só alguns casos:
●     Escovas progressivas para alisamento capilar (devido ao formol, ao ácido glioxílico – associado a fontes de calor, – resorcina, metais pesados, como o chumbo, ou hidroquinona)
●     Tintura de cabelo em geral devem ser evitadas pelo menos durante os primeiros três meses de gestação sob risco de má formação do feto. Depois disso, é indicado consultar o médico a esse respeito, pois as opiniões sobre a segurança dos tratamentos são muito diferentes. Alguns recomendam que não haja uso de tintura até o fim da gestação, enquanto outros estabelecem produtos recomendados.
●     Cremes depilatórios à base de tioglicolato,
●     Tratamentos anti-idade com ácido retinoico, ácido glicólico e hidroquinona,
●     Tratamentos contra acne (devido a isotretinoina),
●     Massagens modeladoras
●     Xampus anticaspa (devido ao Cetoconazol) ou contra piolhos (não devido ser manipulados nem para uso próprio, nem para outras pessoas)
●     Tratamentos cosméticos com uso de laser
●     Aplicação de botox
●     Bronzeamento artificial
Em caso de dúvidas a respeito, sempre consultar um profissional. Afinal pode ser chato deixar a vaidade de lado, mas, ao mesmo tempo é bom não arriscar.

Atividades físicas

A menos que existam contraindicações para o seu caso, é indicado que as gestantes pratiquem exercícios físicos. Caso a grávida esteja bem, é possível se exercitar de três a seis vezes por semana, de 30 a 60 minutos. Os exercícios dependem do estágio da gravidez e também das condições da futura mamãe. Caminhada, alongamento, ioga e hidroginástica são exercícios indicados para a maioria dos casos.
Uma indicação importante é não praticar atividades físicas, sozinha: se você puder estar acompanhada de outras gestantes – uma aula para grávidas, por exemplo – melhor ainda pois isso garante boa companhia e também estímulo. Caso não possa contar com uma aula, tente ter uma amiga por perto ou seu companheiro, afinal isso também representa alguma segurança caso ocorra uma situação de emergência.
Aliás, sobre situações de emergência: Interrompa o exercício e procure um médico caso você tenha sangramento vaginal, visão embaçada, náusea, tontura, sensação de desmaio, falta de ar, palpitações, aumento do inchaço nas mãos, pés e tornozelos, forte dor no abdome ou no peito, perda de líquido pela vagina ou mal-estar durante a prática das atividades físicas.

Descanse

Relaxar é preciso! Por mais que gravidez não seja doente para passar todo o tempo em repouso (apenas em casos de risco), é importante descansar e pegar mais leve com seu corpo. Durante os três primeiros meses é bem normal que você sinta mais sono e cansaço, portanto se puder tirar um tempo para uma soneca ou ao menos conseguir descansar um pouco e colocar os pés para o alto, já estará fazendo bem.
Gostaram das dicas, pessoal? Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários.

Você também pode gostar...