Beleza

Como cuidar dos cabelos na hora de dormir?

Dormir é um dos hábitos mais importantes para quem quer ter uma vida mais saudável. Então, por que não unir o útil ao agradável? Isso porque, existem diversos produtos de beleza baratos que podem ser incluídos na rotina antes de dormir, para que ajam na pele e cabelo durante o período noturno. Inclusive, já existem no mercado diversos cosméticos na loja Cosmética do Brasil desenvolvidos especificamente para serem usados à noite. Contudo, sabemos que não é todo mundo que sabe como cuidar do cabelo nesse momento. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas importantes. Vamos lá?

Certifique-se que o cabelo está totalmente seco

Um dos pontos mais importantes para se ter atenção com os cabelos antes de dormir é observar se eles estão completamente secos. Isso porque, quando molhados, eles ficam mais frágeis e podem quebrar devido ao atrito com o travesseiro. Além disso, o que muitas pessoas ignoram é que esse hábito é bastante prejudicial para a saúde do couro cabeludo, visto que o ambiente se torna propício para a proliferação de fungos e bactérias.

Como cuidar dos cabelos na hora de dormir?
Foto de Element5 Digital

Faça umectações

Os óleos naturais e vegetais são perfeitos para serem usados no cabelo antes de dormir, principalmente dos cacheados. Inclusive, é durante esse período que os produtos penetram melhor nos fios, visto que não competem com agentes externos, promovendo assim maior nutrição e movimento. Portanto, uma boa dica é aplicar óleo vegetal nos fios e couro cabeludo, dormir e lavar assim que acordar no dia seguinte. Temos certeza que o aspecto e saúde do cabelo será outro.

Utilize fronhas e touca de cetim

O cetim é um ótimo tecido para eliminar o frizz, bastante comum e temido pelas mulheres. Isso porque, ao contrário do algodão, ele evita que os fios fiquem amassados, sem definição e ainda reduz o atrito. Vale ressaltar que as fronhas tradicionais de algodão sugam a umidade do cabelo, deixando os fios sem vida no dia seguinte. Portanto, o ideal é utilizar a fronha de cetim ou a touca, visto que ela não absorve a oleosidade natural do fio, não causando frizz ou desfazendo a forma natural do cabelo.

Prenda o cabelo com o elástico certo

Muitas pessoas condenam o uso de elástico para dormir. No entanto, devemos deixar claro que, na verdade, irá depender do material do acessório. Ou seja, prendedores de elástico, silicone ou revestidos por materiais derivados da borracha e do plástico são contraindicados. Inclusive, isso pode causar danos permanentes como quebra e queda. Portanto, o ideal é que você utilize elásticos revestidos em tecido. Inclusive, muitas pessoas cortam um pedaço de meia calça para usar como elástico.

Utilize produtos específicos

Vale lembrar que existem diversos produtos que foram desenvolvidos especificamente para o tratamento noturno. Hoje em dia, a indústria de cosméticos pensa em tudo, oferecendo diversos cosméticos específicos para as mais variadas necessidades dos fios. São diversas marcas que oferecem esse tipo de tratamento e você pode escolher aquele que mais atende às suas preferências e orçamento. Mas, caso queira economizar, saiba que a umectação já é uma ótima aliada.

Faça um coque frouxo ou trança

Para pessoas com cabelos cacheados, o coque abacaxi é ideal, pois evita que os cachos se desmanchem durante à noite. Para isso, basta colocar todo o cabelo amarrado no alto da cabeça, mas sem deixar apertado demais. Além disso, lembre-se de usar um elástico revestido de tecido. Já para quem tem cabelos ondulados, fazer uma trança mais soltinha é uma ótima pedida, pois com isso você consegue modelar os fios, sem precisar se preocupar com isso de manhã.

Óleo capilar pode ser um grande amigo

O óleo capilar também pode ser usado para o tratamento noturno do cabelo. Para isso, aplique de 10 a 15 pumps na palma das mãos, esfregue uma na outra e passe o óleo por todo o comprimento dos fios. Em seguida, prenda como preferir e deite-se para dormir. Dependendo do tipo de óleo usado, pode ser necessário lavar o cabelo no dia seguinte. Contudo, existem produtos mais leves e que não exigem a higienização pela manhã.

Penteie os fios

Por fim, para quem tem cabelo liso, é importante pentear e desembaraçar os fios antes de dormir. Isso porque, ele evita o surgimento de nós, além de prevenir a quebra do cabelo liso. Sendo assim, o recomendado é usar uma escova tipo raquete, pois isso irá ajudar a distribuir o sebo natural do couro cabeludo por todo o cabelo de forma eficiente.

Então, agora que você conhece alguns dos principais cuidados para se ter com os cabelos antes de dormir, já pode colocá-los em prática. Mas, lembre-se de observar as necessidades de seus cabelos com atenção. Por exemplo, se você não tem o cabelo liso, não é indicado penteá-lo antes de dormir. Sendo assim, considere aquilo que faz sentido para o seu tipo de fio.

Você também pode gostar...