Saúde e Bem-Estar

Infecção Urinária: Sintomas, Causas, Tratamentos e Como Prevenir

As mulheres são as principais vítimas de cistite, também conhecida como infecção urinária, essas inflamações da bexiga na maioria das vezes devido a uma infecção bacteriana. A infecção urinária, que causa impulsos frequentes para ir ao banheiro e dor ao urinar, está entre as infecções mais comuns do trato urinário.

O QUE É A INFECÇÃO URINÁRIA?

É a infecção – aguda ou crônica – de um órgão que faz parte do trato urinário:

  • A bexiga (tanque de urina);
  • O rim (que produz urina);
  • A uretra (canal localizado sob a bexiga que permite que a urina seja evacuada);
  • Ou a próstata (glândula localizada ao redor da uretra do homem).
Sintomas e Causas da Infecção Urinária
FOTO: Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

A infecção do trato urinário afeta principalmente as mulheres: há 50 casos em mulheres para um caso em homens. Isso se deve principalmente às características anatômicas do trato urinário feminino.

Geralmente não grave, essa infecção da uretra, ureteres, bexiga ou rins é geralmente causada por bactérias naturalmente presentes no intestino, como a Escherichia coli, que passam do reto para a uretra e, portanto, acabam no trato urinário.

Quando a infecção afeta a bexiga, é chamada de cistite. Este é o tipo mais comum de infecção do trato urinário. Os principais fatores de risco para infecção do trato urinário são:

  • atividade sexual;
  • gravidez e menopausa;
  • o uso de um diafragma ou espermicidas;
  • o período de menstruação;
  • diabetes;
  • doença da próstata;
  • sexo anal;
  • idade (os idosos estão mais em risco).

QUAIS SÃO AS CAUSAS DAS INFECÇÕES URINÁRIAS?

As infecções do trato urinário são mais frequentemente infecções da bexiga, também chamadas cistite. Devido às bactérias, elas afetam as mulheres com mais frequência do que os homens porque sua uretra, o canal que conecta a bexiga ao exterior, é mais curta. Isso facilita a entrada de bactérias na bexiga.

Na maioria das vezes, não há causas específicas de cistite em mulheres. Por outro lado, quando uma infecção do trato urinário ocorre em um homem, ela está geralmente ligada a uma hipertrofia benigna da próstata ou inflamação desse órgão.

Por razões anatômicas, a infecção do trato urinário é mais comum em mulheres. De fato, nas mulheres, o meato urinário está próximo ao ânus, onde as bactérias estão sempre presentes. Essas bactérias podem subir ao longo da uretra até a bexiga e proliferar na urina. A falta de higiene local pode, portanto, promover infecções do trato urinário das mulheres.

Os homens estão relativamente protegidos contra infecções do trato urinário pela distância entre o ânus e seu meato urinário. A infecção do trato urinário é, portanto, mais frequentemente uma anormalidade no trato urinário, em particular a existência de adenoma de próstata (que causa estase urinária na bexiga).

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DAS INFECÇÕES URINÁRIAS?

Os sintomas de uma infecção do trato urinário são a necessidade constante de eliminar quantidades muito pequenas de urina. A urina é acompanhada por sensações de queimação. A urina pode cheirar mal.

Às vezes, a cistite pode ser acompanhada por febre leve, inferior a 38. °C e sensação de mal-estar. Geralmente, a cistite não causa complicações. No entanto, a infecção pode subir e atingir o rim. O aparecimento de febre deve incentivar a vigilância.

QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DAS INFECÇÕES URINÁRIAS?

Sem tratamento, a infecção pode subir ao longo do ureter (o canal que conecta os rins à bexiga) e atingir o rim. O risco de complicações é maior na gravidez, malformação do trato urinário, pedras nos rins, na bexiga ou diabetes.

Nos homens, as infecções do trato urinário também podem ser complicadas por uma infecção geral grave, um abscesso da próstata, recaídas difíceis de tratar. Sintomas incapacitantes, como dor na ejaculação, também podem persistir.

FATORES AGRAVANTES DA INFECÇÃO URINÁRIA

Nas mulheres, a infecção do trato urinário está ligada, geralmente, à falta de higiene. Mas outros fatores de risco também são identificados na saúde da mulher:

  • Limpar para frente e para trás após as fezes promove infecções, trazendo bactérias para o trato urinário;
  • Não urinar logo após o sexo (para evacuar bactérias que entraram) é outro fator importante.
  • A constipação é outro fator contribuinte, porque a estagnação prolongada das fezes no reto é uma fonte permanente de infestação.

Mais raramente, a infecção do trato urinário é causada por uma malformação do trato urinário (a montante da urina da bexiga para o rim, por exemplo) orginecológica (hidrange do hímen).

COMO TRATAR A INFECÇÃO URINÁRIA?

O tratamento da infecção do trato urinário é baseado em antibioticoterapia, aumento do consumo de água e tratamento de fatores contribuintes.

Em caso de cistite simples ou uretrite:

  • Um antisséptico urinário é usado por 10 dias;
  • Um tratamento antibiótico curto é feito durante 3 dias
  • Ou um tratamento de dose única. Esta dose única é eficaz na maioria dos germes envolvidos na cistite aguda.

Em caso de pielonefrite aguda ou prostatite aguda, é comum prescrever antibióticos por 2 a 3 semanas. A antibioticoterapia deve ser adaptada aos resultados do teste de sensibilidade.

Em caso de febre alta, deterioração do estado geral ou complicação (septicemia, abscesso renal), a hospitalização é necessária para supervisão médica intensiva. A antibioticoterapia dupla é frequentemente prescrita por via intravenosa nos primeiros 2 ou 3 dias, antes do tratamento por comprimidos.

PROCURE O MÉDICO O QUANTO ANTES

O diagnóstico médico observa a presença de distúrbios sugestivos de urinar, a existência de episódios anteriores ou patologia(s) associada(s). O exame procura principalmente febre (pielonefrite, prostatite).

Primeiro, a tira urinária (disponível em farmácias) permite orientar o diagnóstico em um minuto: revela a presença de neutrófilos (glóbulos brancos) e nitrito.

O exame citobacteriológico da urina (ECBU) confirma o diagnóstico identificando as bactérias cuja sensibilidade a vários antibióticos é testada (antibiograma). Seu resultado depende das condições de coleta.

Quando há risco de sepse (passagem da bactéria para o sangue), uma amostra de sangue também é coletada.

No caso de pielonefrite aguda, você pode ter que realizar uma avaliação radiológica (rádio abdominal, ultrassom renal) em busca de uma causa favorável.

Em caso de infecções repetidas do trato urinário, uma avaliação radiológica mais completa é necessária para eliminar uma malformação anatômica favorável. De qualquer modo, sempre procure um médico em caso de suspeita.

Você também pode gostar...